Advogado * Professor * Apresentador

Consultor Jurídico Especializado - Professor em Cursos de Graduação e Pós-Graduação; Mestre em Direito Difusos e Coletivos - Pós Graduado em Direito e Processo do Trabalho - Examinador da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem - OAB/SP - Coordenador e Professor dos Cursos de Segurança do Trabalho e Gestão Hospitalar do Centro Universitário Paulistano-UniPaulistana, Professor do IEFAP - Institudo de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento em Pós-Graduação; Palestrante e realizador de treinamentos e workshops. *Foi apresentador do Programa Direitos e Deveres do Cidadão na TV Geração Z Conteúdo UOL - Confira Acervo

http://mais.b.uol.com.br/sys/search?num=12&start=1&lm=1&order=1&types=V&edFilter=&safeSearch=&viewHotContent=0&q=direitos+e+deveres+do+cidad%C3%A3o



14 de novembro de 2010

10 DICAS PARA BANCA DE TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Tcc significa Trabalho de Conclusão de Curso e usualmente adotado por Universidades de quase todo mundo, seja como disciplina obrigatória ou facultativa, tornando-se institucional e que se estende aos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto senso.

Na graduação, refere-se a uma dissertação científica, na maioria das vezes em forma de compilação, de cunho monográfico iniciativo, que os acadêmicos concluintes devem elaborar.

Banca de Graduação - à esquerda Prof. Rômulo Martelli,
 à direita Prof. Douglas Marcus


Seguem algumas dicas que entendo imprescindível para o sucesso na explanação de seu trabalho:

1. Procure seu orientador com antecedência, nesta altura você já deve ter trocado informações sobre seu trabalho, é o mínimo que se espera, agende uma pré-banca se possível, como se fosse um simulado.

2. Leve uma cópia fiel do trabalho com você, grife os pontos principais e/ou anote-os num papel em separado.

3. Ler o conteúdo pelo menos 3 vezes um dia antes, durma bem na noite anterior e não coma nada que não esta acostumado.

4. Vista-se de acordo com o quer ser, identificando-se com o curso que realizou e chegue cedo, pois este é um dia especial para você!

5. Cumprimente todos os presentes, é importante que saiba os nomes dos examinadores, inclusive de seu orientador.

6. Seja objetivo e conciso, não tente enrolar, evite gírias, veja o tempo que você terá e leve um relógio para controlar o tempo (não fique olhando toda hora!), outra opção é o despertador do celular no vibracall, no bolso do terno, da calça, etc.

7. Procure falar pausadamente para que todos entendam o que quer dizer, se a boca secar, a fala fica de baixo tom, assim recomenda-se levar água.

8. Demonstre entusiasmo, movimente-se de vez enquando, altere o tom de voz quando o ponto deve ser ressaltado, mas jamais grite!

9. Demonstre segurança no que esta dizendo, não fique com as mãos no bolso, olhe nos olhos, ainda que o nervosismo esteja à flor da pele, evite palavras como eu acho que..., se entender necessário, segure uma caneta na mão, pois para algumas pessoas isso funciona como um amuleto.

10. E por último, seja humilde, esta é a melhor dica! Lembre-se que seu orientador esta do seu lado, jamais se irrite com as perguntas, jamais diga que isso não faz parte do trabalho!

Boa Sorte!

Prof. Ms. Douglas Marcus

2 comentários: