Advogado * Professor * Palestrante

Consultor Jurídico Especializado - Professor em Cursos de Graduação e Pós-Graduação; Mestre em Direito Difusos e Coletivos - Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho - Examinador da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem – OAB/SP e Membro da Comissão de Prerrogativas - OAB/SP; Palestrante e realizador de workshops. *Foi apresentador do Programa Direitos e Deveres do Cidadão na TV Geração Z Conteúdo UOL.


7 de junho de 2021

 

“DIREITO E CIDADANIA”

 

Cada cidadão possui direitos civis e políticos, em suma cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão.

Neste contexto, tornamos parte da vida em sociedade, sendo o exercício deste direito “da cidadania”, fundamental para um Estado Democrático de Direito, qual podemos escolher através do voto nossos representantes, ter livre manifestação de pensamento e expressão, como desdobramento dos “direitos civis”, além do exercício daqueles “direitos sociais” essenciais a cada um de nós, previstos no artigo 6º da Constituição Federal, vejamos:

(..)

 Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

 

Nesta esfera de proteção, temos que o exercício da cidadania se dá quando cada um de nós exerça seus direitos e cumpra seus deveres como cidadão, sempre em busca de trazer um senso igualitário e paz social.

 

Ser cidadão ainda é ter a consciência da vida em sociedade, sentimento de solidariedade, de justiça, sempre respeitando as escolhas dos outros, afinal, nem todos estão no mesmo momento de vida pessoal e profissional, de conhecimento e sabedoria, de maturidade ou na sua busca, contudo vale a pena a leitura da primícia insculpida no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação às outras com espírito de fraternidade.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário